ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


As espécies animais e vegetais não estão distribuídas uniformemente pelo planeta. Nas regiões tropicais, pode-se encontrar grande parte de toda a biodiversidade da Terra, enquanto nas regiões polares, essa diversidade se torna escassa.

 

A respeito da distribuição das espécies pelo planeta, analise as afirmativas abaixo:

 

I. Pode-se dizer que a distribuição das espécies pelo planeta é praticamente uniforme e é justamente esta uniformidade na diversidade de espécies, o objeto de estudo da Biogeografia.
II. A Biogeografia pode ser considerada uma ferramenta de utilidade no desenvolvimento de mecanismos de conservação da biodiversidade, incluindo a de áreas que apresentam espécies endêmicas.
III. A área de ocorrência dos organismos, ou seja, o espaço geográfico onde vivem, bem como os eventos históricos que influenciaram os padrões de distribuição atuais, devem ser avaliados para a compreensão do padrão atual de distribuição dos seres vivos.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I, II e III.


II, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.

Muitas espécies de euglena são sempre heterótrofas. Outras espécies são totalmente autótrofas na luz solar, utilizando cloroplastos para sintetizar compostos orgânicos por meio da fotossíntese. Os cloroplastos das euglenas são envoltos por três membranas (diferentemente dos cloroplastos vegetais, que possuem apenas duas). Quando mantidas no escuro, essas euglenas perdem seu pigmento fotossintético e passam a se alimentar exclusivamente de matéria orgânica em decomposição na água que as envolve.

 

Em relação à nutrição dos protozoários, analise a veracidade das afirmações a seguir:

 

I) A nutrição holofítica ou autotrófica ocorrem nos fitoflagelados que possuem cromatóforos, realizando a fotossíntese e vivendo como vegetais, ou seja, elaborando o seu próprio alimento orgânico, utilizando substâncias minerais como matéria-prima.

II) A nutrição holozoica é a mais frequente e feita pela absorção ou ingestão de alimento orgânico. Neste tipo de nutrição podemos considerar diversos sistemas de digestão, em função dos diversos tipos de complexidade estruturais. Em formas mais simples como os esporozoários e tripanosomas, o alimento líquido penetra na célula por osmose, sendo diretamente assimilado pelo protoplasma. Em formas mais evoluídas, a ingestão de partículas sólidas é feita por fagocitose ou pelo citóstoma.

III) Nas amebas, a ingestão é feita por fagocitose, isto é, a captura de alimento é realizada por pseudópodes que envolvem e englobam as partículas alimentares, formando em torno dos mesmos um vacúolo digestivo que circula pelo citoplasma. Ao ser formado, o vacúolo apresenta reação ácida, provavelmente devido a uma secreção que mata rapidamente a presa, no caso de haver ingestão de microrganismos. Posteriormente, a reação torna-se alcalina, evidenciando a ação de enzimas secretadas pelo endoplasma.

IV) Em protozoários mais diferenciados como é o caso do Paramecium, a ingestão é feita pelo citóstoma. O vacúolo digestivo forma-se na extremidade da citofaringe. A seguir, destaca-se e circula pelo citoplasma, digerindo o alimento. Para realizar a egestão, o vacúolo entra em contato com o citopígeo.

V) A nutrição saprozoica é feita por formas livres comensais, que absorvem substâncias orgânicas em decomposição.

 

Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:


II e V, apenas.


I, II, III e IV, apenas.


III, IV e V, apenas.


I, II, III, IV e V.


II, III, IV e V, apenas.

Primeiramente, leia com bastante atenção o texto a seguir.

 

Os apicomplexas mais bem conhecidos são os parasitas do gênero Plasmodium, um grupo de organismos altamente especializados que passa parte do ciclo de vida dentro de glóbulos vermelhos humanos. Mosquitos fêmeas do gênero Anopheles transmitem o Plasmodium para os humanos. O parasita entra no sistema circulatório humano quando um mosquito Anopheles infectado penetra na pele em busca de sangue. Os parasitas percorrem seu caminho até as células do fígado e do sistema linfático, mudam de forma, multiplicam-se e voltam à corrente sanguínea, atacando os glóbulos vermelhos. O complexo apical capacita o Plasmodium a entrar nas células hepáticas e nos glóbulos vermelhos (PURVES, et al., 2005).

 

Considerando as informações do texto acima, podemos afirmar que trata-se do ciclo da seguinte parasitose:


leishmaniose.


febre amarela.


tricomoníase.


filaríase.


malária.

A maior parte do planeta Terra é formada por água, sendo o ambiente aquático, um grande detentor da biodiversidade do planeta. Diferentes tipos de ambientes aquáticos podem ser encontrados, classificados de acordo com características físicas, como salinidade, profundidade e movimento da água.

A respeito desses diferentes ambientes, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

I) Um animal séssil, de água doce, adaptado à grandes profundidades, provavelmente será encontrado na zona limnética de um lago.

II) Uma grande biodiversidade pode ser encontrada nos estuários, devido, principalmente, à grande quantidade de matéria orgânica presente neste tipo de ambiente, pois trata-se de áreas rasas com deposição de sedimento.

III) Os fitoplânctons são organismos produtores na cadeia alimentar. Caso deseje encontrar um fitoplâncton em ambiente oceânico, não seria indicado procurá-lo na zona mesopelágica.

IV) O ambiente bêntico, que representa o fundo do oceano, também pode dividir-se horizontalmente. De acordo com essa divisão, é correto afirmar que certamente, uma maior biodiversidade está presente na região abissal em comparação à região sublitoral.

 

A sequência que preenche CORRETAMENTE as lacunas é:


V – V – V – F.


F – V – V – F.


F – V – V – V.


F – F – F – V.


V – V – F – F.

O tamanho da população e a sua área de distribuição geográfica são limitados por fatores ambientais, que podem ser vários ou apenas um. Sobre a influência dos diferentes fatores ambientais na distribuição dos seres vivos, julgue os itens abaixo em verdadeiro ou falso, e em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

 

( ) A presença de ambientes variados no planeta proporciona modificações regionais no clima, uma vez que a capacidade de absorção de luz nesses ambientes varia, provocando diferentes zonas de aquecimento e resfriamento.

( ) Regiões montanhosas não influenciam os padrões de precipitação de um local, pois as nuvens de precipitação estão em uma latitude maior do que a das montanhas.

( ) A formação e distribuição de diferentes formas vegetais estão associadas somente ao solo, visto que ele é o responsável por fornecer meio para fixação das plantas e a solução mineral nutritiva que elas necessitam para se desenvolverem.

( ) Nas regiões costeiras costuma chover mais do que nas regiões continentais, devido à maior disponibilidade de água superficial. Além disso, os ventos também são responsáveis pela variação da quantidade de chuva em diferentes regiões tropicais, pois são responsáveis por distribuir vapor de água pela atmosfera.


V - V - F - F.


F - V - F - V.


F - V - V - V.


V - F - F - V.


V - F - V - V.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

'Volta da Samarco não é a solução'

Peixes e mariscos têm voltado ao litoral de Anchieta, sul do Estado, desde a suspensão das atividades da Samarco/Vale-BHP em decorrência do crime em Mariana/MG, em cinco de novembro de 2015, e que até hoje não resultou nem na prisão de qualquer um dos responsáveis, nem na devida assistência aos atingidos – somente em Anchieta há 406 processos de pescadores aguardando decisão judicial – tanto no Espírito Santo como em Minas Gerais, nem sequer no pagamento das multas aplicadas pelos órgãos ambientais. O fato é que o maior crime ambiental do país e o maior da mineração mundial continua impune, sem nenhuma previsão de retorno da segurança ambiental das regiões atingidas. E, ainda assim, políticos e empresários brigam fervorosamente pelo retorno das operações.  No fundo do mar, porém, uma transformação positiva acontece, com repercussão benéfica para a vida dos nativos da antiga Aldeia de Reritiba, tornada famosa pela atuação do Beato Anchieta, que lhe rendeu a atual nomenclatura. Após dois anos e meio sem o despejo de efluentes industriais poluentes e de movimentação de navios no porto para transporte do minério de ferro, estão retornando ao lar os sururus, as ostras, os pepinos-do-mar, a lagostinha, o camarão, as aves, as tilápias, os carás... “O camarão está vindo pertinho da praia. Ele não tem mais medo, sabe que agora tem comida pra ele”, explica a marisqueira e presidente da Colônia de Pesca Z-4, em Anchieta, Rita de Cássia Oliveira Francisco. O retorno da vida no mar e da diversidade da fauna tem animado antigos pescadores a retomarem sua atividade econômica tradicional. E a renda obtida com a pesca artesanal já está ultrapassando os salários de empregados da mineradora.

(Disponivel em: http://seculodiario.com.br/38728/10/ija-volta-da-samarco-nao-e-a-solucaoij. Acesso em: 28 maio 2018)

Os pepinios-do-mar pertencem ao filo:


Crustáceos.


Moluscos.


Anelídeos.


Equinodermos.


Poliquetos.

Barnes e Ruppert (1996, p.900), ao caracterizarem o esqueleto dos equinodermos, escrevem que ele é:

composto de ossículos calcários que podem articular-se com outros (como nas estrelas-do-mar e nos ofiúros) ou suturar-se para formar uma concha esquelética rígida (como nos ouriços-do-mar e nas bolachas-do-mar). Comumente, o esqueleto porta espinhos ou tubérculos salientes que dão à superfície corporal uma aparência verrucosa ou espinhosa, daí derivando o nome equinodermo, que significa “pele espinhosa”. A característica mais distintiva dos equinodermos é a presença de um sistema exclusivo de canais celômicos e apêndices superficiais que compõem o sistema hidrovascular.

Portanto, pode-se afirmar a partir do texto acima que nos equinodermos:



o endoesqueleto é único entre os invertebrados, pois tem origem mesodérmica e é formado por placas calcárias porosas, preenchidas por tecido vivo, formando uma estrutura semelhante ao esqueleto dos vertebrados.


a rádula é única entre os invertebrados, pois tem origem mesodérmica e é formada por placas calcárias porosas, preenchidas por tecido vivo, formando uma estrutura semelhante ao esqueleto dos vertebrados.


a cavidade gastrovascular é única entre os invertebrados, pois tem origem mesodérmica e é formada por placas calcárias porosas, preenchidas por tecido vivo, formando uma estrutura semelhante ao esqueleto dos vertebrados.


a massa visceral é única entre os invertebrados, pois tem origem mesodérmica e é formada por placas calcárias porosas, preenchidas por tecido vivo, formando uma estrutura semelhante ao esqueleto dos vertebrados.


o ósculo é único entre os invertebrados, pois tem origem mesodérmica e é formado por placas calcárias porosas, preenchidas por tecido vivo, formando uma estrutura semelhante ao esqueleto dos vertebrados.

A maioria dos gastrópodes possui uma rádula que, nesta classe, também apresenta a maior diversidade de forma. A rádula é o principal órgão de captura de alimento dos gastrópodos e retém sua estrutura primitiva e o uso nos gastrópodes herbívoros. Ela foi, entretanto, modificada em muitos gastrópodes avançados e nos ctenídios são empregadas na alimentação. Por este motivo, esta classe também apresenta a maior diversidade de tipos alimentares encontrada dentre os grupos de moluscos (STORER et al, 2002).

Considerando as informações acima e seus conhecimentos sobre a função da rádula, podemos afirmar corretamente que essa estrutura:


trata-se de um apêndice não segmentado, geralmente flexível, usado como órgão tátil, para a locomoção.


corresponde a uma cavidade que se forma entre a mesoderme e a endoderme, que secreta a concha. 


é constituída de um agrupamento de células fotorreceptoras, revestidas por células pigmentadas e conectadas ao nervo óptico.


permite a dobra da epiderme, cobrindo a massa visceral. Dessa forma, protege o animal e também funciona como esqueleto.


é constituída de pequenos dentes curvos quitinosos com a qual raspam o seu alimento.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Verme-do-fogo

No início de 2009, funcionários de um aquário britânico não conseguiam entender por que peixes de tamanho considerável estavam sendo encontrados com cortes profundos, bem como por que corais apareciam mutilados. Eventualmente, a investigação revelou um verme marinho coberto de cerdas e digno de pesadelos, capaz de atingir até 2,4 metros de comprimento. O Eunice aphroditois, conhecido como verme-do-fogo, pode ser encontrado em águas rasas e arenosas antes de atingir tal poder que mesmo as presas consideradas resistentes são cortadas em pedaços. Bem como mandíbulas poderosas, estas criaturas são cobertas por espinhos neurotóxicos. Estes espinhos provocam uma perda permanente de sensibilidade em qualquer parte animal que entra em contato com eles, inclusive dedos humanos. Esse poliqueto poderia rapidamente mastigar o seu dedo, uma vez que se encontrasse a uma pequena distância.

(Disponível em: https://hypescience.com/11-criaturas-invertebradas-que-poderiam-te-dizimar/. Acesso em: 28 maio 2018)

Esses animais são triblásticos, celomados, com segmentação metamérica e aparentados com os artrópodes. Trata-se de representantes do filo dos:


platelmintos.


equinodermos.


moluscos.


celenterados.


anelídeos.

Páginas: 1234567